Institucional

Há 56 anos (inaugurado em agosto de 1961), o Peixoto vem desbravando os caminhos que hoje levam o progresso aos milhões de varejistas brasileiros. Sua crença no desenvolvimento de uma sociedade melhor, apoiado em seus fortes valores, no compromisso de seus colaboradores, fornecedores parceiros e clientes, permitiram que esta empresa chegasse até aqui com a mesma energia de quando foi inaugurado o pequeno depósito de bebidas pelo jovem Nilton Peixoto.
 
O Peixoto foi criado através de fruto de muita dedicação e esforço do seu fundador, Nilton Peixoto de Souza, que aos 14 anos começou a trabalhar como engraxate na cidade que nasceu, Araguari (MG). Aos 16 anos, passou a trabalhar em uma mercearia em sua cidade natal e um ano depois mudou-se para Uberlândia (MG) e foi dedicar-se profissionalmente no Armazém do Chiquinho, seu tio.

Começava aí a história empreendedora do Sr. Nilton, que convenceu o pai, Sr. Osório Peixoto de Souza a vender a pequena propriedade rural para investir no novo negócio. Foi então que o Sr. Nilton comprou o pequeno negócio do tio, em 1959, que dois anos depois passou a ser o Armazém Peixoto, um pequeno depósito de bebidas com sede na avenida Vasconcelos Costa.

Em 1964, o Armazém Peixoto passou a atuar no ramo de atacado distribuidor de secos e molhados e mesmo com pouco capital para investir no empreendimento, Sr. Nilton fez dos obstáculos, oportunidades para crescer.

A primeira sede própria do Peixoto foi na avenida João Pessoa, e oito anos depois ampliou sua estrutura e se instalou na avenida João Pinheiro. Embalados pela visão empreendedora de seu fundador, em 1988, o armazém deixa seu pequeno espaço para operar numa área de 131 mil metros quadrados, sendo 31 mil m² de área construída, no Distrito Industrial.

O moderno parque de distribuição leva o nome de Osório Peixoto de Souza, pai do Sr. Nilton Peixoto e conta com uma estrutura administrativa, de recebimento, movimentação e armazenagem de mercadorias, oficina mecânica, posto de abastecimento, refeitório, entre outras áreas.

Em 1989, no endereço da João Pinheiro, passou a funcionar o Peixotão que era um atacado de balcão que comercializava 300 itens. Hoje, nesse endereço, funciona a Indústria Peixoto.

Já em 1990, a empresa inaugura seu televendas, chamado Disk OK. Entre 95 e 98, o Peixoto amplia sua sede do Distrito Industrial e passa a ter mais 1.800 m² de área construída, compra 100 novos caminhões e inaugura o Centro Distribuição Avançado (CDA), em São Paulo.

O desejo de crescer fez com surgisse novos negócios como a Marca Própria Produtos Valor em 1999.

Acompanhado por estas mudanças, o Atacado Distribuidor passa por uma redefinição de sua Estratégia de atuação no mercado, focado em Distribuição e mix, faz uma série de mudanças estratégicas, revisa seu portifólio de produtos e elege o conceito de fornecedor estratégico.


Começa ai uma nova história de sucesso do Peixoto, com grandes  crescimentos em todos os seus indicadores e com garra e base sólida para enfrentar os próximos 50 anos.